NARRATIVAS DE JOVENS URBANOS DA PERIFERIA DE GOIÂNIA (GO):
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Resumo: Os crescentes e necessários estudos sobre sujeito praticados por campos de saberes como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a geografia e a história, encontram nos temas “jovens”, “juventude”, “condição juvenil”, motivos para o desenvolvimento de uma “escuta metodológica”. As experiências dos grupos juvenis na periferia urbana no campo do trabalho, da cultura, das relações afetivas e de trabalho e os atravessamentos sofridos num ambiente marcado concretamente pela estrutura da acumulação financeirizada que precariza o trabalho; pela informalização e desregulação; pela desterritorialização global do trabalho; pela luta desesperada pelo emprego numa economia de monopólio e de desigualdade social e pela cultura conflituosa a partir do consumo, da crença religiosa; do hedonismo; do sexismo e das lutas sociais envolvendo gênero, etnia e outras categorias identitárias, se expressam na múltipla dicção juvenil. Partimos de uma posição: escutar os jovens é uma forma de, com Eles, a partir deles, enfrentar os desafios pedagógicos e políticos da escola pública. O presente trabalho valerá de uma coleta de falas de jovens da escola pública goianiense, o qual denominamos “cartas de vida”. Montou-se também gravações videográficas; e, conversas informais. Esses procedimentos foram juntados a uma pesquisa de questionário semiestruturado que possibilitou sintetizar indicadores das representações juvenis pertinentes a vários temas de suas vidas. O resultado dessa escuta elencou, esclareceu e permitiu sistematizar a qualidade e a natureza dos desafios pedagógicos da escola pública da periferia de Goiânia.
Palavras-chaves: juventude contemporânea; narrativas de juventude; escola pública; periferia urbana.
Abstract: The growing and necessaries studies about subjects practiced by fields of knowledge like psicology, sociology, anthropology, geography, and history, find in themes “youngs”, “youth”, “juvenile condition”, motives to the development of a “methodologic hearing”. The experience of the young groups in the urban outskirts, in the camp of labor, of culture, of afective and work relationships, and the crossings suffereds in a environment marked concretely by the structure of financialized accumulation that precarious work; by the informalization and desregulation; by the global deterritorialization of labor; by the desperate fight for the job in a economy of monopoly and social inequality and conflicting culture from consumption, of religious belief; of hedonism; of sexism and the socials fightings envolving gender, ethnicity and other identity categories, express themselfs in the multiple youth diction. We start from a position: listen the youngs is a form of, with them, from them, face the pedagogicals and politicals challenges of a public school. The presente article will use a collection of lines of the youngs in the public schools of the state of Goiás, wich we call “letters of life”. Also mounted videographic records; and informal conversations. This procedures was joined in a research of a semi-structured questionnaire wich make it possible sintetize indicators of youth representations pertinent to the various themes of their lives. The result of this hearing listed, clarified and allowed to systematize the quality and the nature of the pedagogical challenges of the public school in the outskirts of the city of Goiânia.
Keywords: contemporary youth; youth narratives; public school; urban outskirts.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).