O TARÔ DE BRASÍLIA: ENTRE ESPIRITUALISMOS E A SENSIBILIDADE DE MARLENE GODOY

Autores

  • Pepita de Souza Afiune Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista CAPES/FAPEG.
  • José Antônio Loures Doutorando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v5n1-9540

Palavras-chave:

tarô, representação pictórica, arte, espiritualismo

Resumo

A obra da artista Marlene Godoy intitulada O Tarô de Brasília (1990) demonstra sua sensibilidade artística perante problemáticas inerentes à história e atualidades da capital federal. Muitos grupos espiritualistas se atraíram para a região com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma nova civilização e oferecer suporte espiritual ao centro das decisões políticas do país. A Legião da Boa Vontade faz parte deste contexto e recebeu a obra de Marlene Godoy em seu acervo. Para realizarmos a análise da obra, nos debruçamos sobre o Tarô em seu aspecto esotérico e sobre fontes disponíveis na LBV.

Biografia do Autor

  • Pepita de Souza Afiune, Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista CAPES/FAPEG.

    Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás. Pós-Graduada em Tecnologias em EAD pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduada em História pela UEG. pepita_af@hotmail.com

  • José Antônio Loures, Doutorando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília

    Doutorando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Bolsista CAPES/BRASIL. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Artes Visuais pela UFG. Artista multimídia e professor de Histórias em Quadrinhos. jloures-arte@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-03-23