CALDEIRÃO DAS NARRATIVAS – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA (INTER/TRANS)-DISCIPLINAR EM ARTE E CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v4n1-8992Palavras-chave:
NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, (INTER/TRANS)-DISCIPLINARIDADE, ARTE, CIÊNCIAS HUMANASResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar as ações levadas a efeito pelo
Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte durante a realização da Olimpíada de Humanidades,
numa ação (inter-, trans-)disciplinar integradora de disciplinas de duas grandes áreas do
conhecimento: Arte e Ciências Humanas. Professores das disciplinas sociologia, filosofia, história e
geografia, além dos arte/educadores ligados às diversas linguagens da Arte, da região APA Pouso
Alto, situada na localidade da Chapada dos Veadeiros, receberam, no decorrer da Olimpíada de
Humanidades, formação de caráter (inter-, trans-)disciplinar, que ainda se desdobrará em outras
quatro fases específicas de um total de cinco. Nessas ações foram mobilizadas metodologias
pedagógicas que instigaram o questionamento e o autoquestionamento por parte dos educadores
em formação acerca de suas histórias de vida em correspondência com suas atividades docentes.
Este trabalho dá conta, portanto, da primeira das cinco fases, cuja ação educativa
específica se apresenta sob a rubrica de “Sensibilização dos professores”. Descreveremos e
analisaremos, assim, as ações realizadas nesse primeiro momento sob um aporte teórico
específico que lhe serviu de base e que apresentou conclusivamente a constatação de que a
cultura, em toda a complexidade que a caracteriza, encontra-se na raiz de toda e qualquer
atividade de cunho pedagógico que se leve ou que se venha levar a efeito. Neste contexto, a
(inter-, trans-)disciplinaridade se configura como importante ferramenta da e na práxis
educacional como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Rever a licença e rever copyright