REPRESENTAÇÃO DA CIDADE NOS FILMES DE WOODY ALLEN
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n2-8142Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a perspectiva do cineasta norte-americano Woody Allen a respeito de sua leitura sobre a representação da cidade. Focaremos na cidade que mais apareceu em sua filmografia: Nova Iorque. Serão analisados dois momentos da história da cidade. O primeiro se refere a passagem da década de 1970 para 1980, em que temos a hipótese de que Woody Allen apresenta Nova Iorque como uma utopia urbana, contrastando com outras representações da cidade realizadas no mesmo período, nas quais ela surge como violenta e perigosa. Situação que, posteriormente, resultaria na criação do sistema da Tolerância Zero como forma de estabelecer uma higienização do ambiente urbano, expurgando os elementos indesejados. Num segundo momento tratamos da reação de Woody Allen aos atentados de 11 de setembro de 2001. Esperava-se que ele, na condição de símbolo cultural de Nova Iorque, de alguma forma incorporasse tal tema em sua visão sobre a cidade. Contudo, o cineasta praticamente ignorou a tragédia, de modo a defender que mais importante do que lamentar-se pela mesma seria o de superá-la.Downloads
Publicado
2018-09-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Rever a licença e rever copyright