ROMARIA DO SENHOR DO BONFIM (NATIVIDADE - TO): RESSIGNIFICAÇÃO E PROCESSOS COMUNICACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n1-7941Resumo
Este artigo tem como proposta analisar os aspectos comunicacionais da Romaria do Senhor do Bonfim de Natividade (TO). Para ambientar a pesquisa, procuramos identificar as inúmeras possibilidades que se abrem quando o objeto é uma manifestação popular, cultural e tradicional que tem como panos de fundo a religiosidade e a comunicação. Com foco em vários elementos como a catarse, as correntes de transmissão do mito, a espetacularização e as mediações, propomos realizar a ressignificação do evento a partir de uma metodologia específica, com a imersão do pesquisador no campo de investigação, em busca dos aspectos comunicacionais da peregrinação de caráter religioso a lugares santos.Referências
ALEA, T. G. Dialética do espectador. São Paulo: Summus, 1984.
AMARAL FILHO, O. Verde que te quero verde: a estética da marca amazônica. In: MALCHER, M. A. et al (Orgs.). Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRANDÃO, C. R. Memória do sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Paulinas, 1985.
BRASIL, IBGE. Censo Demográfico, 2010 – Natividade, IBGE 2010. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=171420&search=tocantins|natividade>. Acesso em: jan 2016.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2011.
CHAUÍ, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.
______. Simulacro e poder: Uma análise da mídia. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.
______. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2009.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ELIADE, M. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
FRANCA, V. R. V. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê?. In: X Encontro Nacional da Compós, 2001. Brasília. Compós, 2001.
GROETELAARS, M. M. Quem é o Senhor do Bonfim? Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: Contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
MESSIAS, N. C. Religiosidade e devoção: as Festas do Divino e do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade (TO). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
OLIVEIRA, D.; BATISTA, M. J. Senhor do Bonfim reúne fé e tradição, atraindo milhares de romeiros no Tocantins. Disponível em: < http://secom.to.gov.br/noticia/297954/>. Acesso em: jan 2016.
PENA, F. Teoria do jornalismo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
RODRIGUES, A. D. Comunicação e cultura: A experiência Cultural na Era da Informação. Lisboa: Presença, 1999.
SANTOS, R. S. A comunicação na blogosfera: em busca de conceito(s). In: V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012, Niterói. ANAIS do V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012, p. 04.
SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
SOUSA, P. M. Deus da luz: Um olhar dos Nativitanos sobre o vídeo-documentário. Trabalho de Co
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Rever a licença e rever copyright