ENTALHES EM MADEIRA POR PEDRO RECROIX: IMAGENS EREPRESENTAÇÕES DECOLONIAIS NA PERIFERIA DA CIDADE DE GOIÁS

Autores

  • Jefferson Leite Rodrigues Universidade Estadual de Goiás
  • Raquel Miranda Barbosa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v10n2-16517

Palavras-chave:

Arte em Madeira, Cidade de Goiás, Pedro Recroix, Identidade, Patrimônio Cultural

Resumo

Neste artigo nos propusemos analisar “o belo” entalhado em madeira pelas mãos do monge beneditino Pedro Recroix (1922-2009). O acervo de Pedro está estimado em aproximadamente conta com mais de dois mil (2.000) exemplares distribuídos na maioria dos continentes pelo mundo. De forma especifica, este trabalho se dedicará a análise da obra ‘A Trindade’, salvaguardada pelo Mosteiro da Anunciação do Senhor, localizado na cidade de Goiás.Trata-se de uma escultura manualmente entalhada e, nela, uma representação decolonial dos principais ícones da fé cristã: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Compreender a trajetoria episcopal e artística do Pe. Pedro evidencia um proeminente engajamento com a Teoria da Libertação traduzida, à sua maneira, no ofício de lapidação da matéria que revela outras formas de ver e conceber os principais símbolos da fé católica.

Biografia do Autor

  • Jefferson Leite Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em filosofia e pedagogia, professor titular da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Goiás. Graduando em História (UEG) e discente do Programa de pós-graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG).

  • Raquel Miranda Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás –UEG – professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG).

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Publicado

2025-03-07