ENTALHES EM MADEIRA POR PEDRO RECROIX: IMAGENS EREPRESENTAÇÕES DECOLONIAIS NA PERIFERIA DA CIDADE DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v10n2-16517Palavras-chave:
Arte em Madeira, Cidade de Goiás, Pedro Recroix, Identidade, Patrimônio CulturalResumo
Neste artigo nos propusemos analisar “o belo” entalhado em madeira pelas mãos do monge beneditino Pedro Recroix (1922-2009). O acervo de Pedro está estimado em aproximadamente conta com mais de dois mil (2.000) exemplares distribuídos na maioria dos continentes pelo mundo. De forma especifica, este trabalho se dedicará a análise da obra ‘A Trindade’, salvaguardada pelo Mosteiro da Anunciação do Senhor, localizado na cidade de Goiás.Trata-se de uma escultura manualmente entalhada e, nela, uma representação decolonial dos principais ícones da fé cristã: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Compreender a trajetoria episcopal e artística do Pe. Pedro evidencia um proeminente engajamento com a Teoria da Libertação traduzida, à sua maneira, no ofício de lapidação da matéria que revela outras formas de ver e conceber os principais símbolos da fé católica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Rever a licença e rever copyright