O TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA E AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO. (1948-1958)
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v10n2-16427Palavras-chave:
TEATRO BRASILEIRO, TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA, MODERNIDADE TEATRAL, ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICAResumo
À medida que a elite paulistana alterava seu foco econômico, da agricultura cafeeira para o processo de industrialização da cidade, novos anseios culturais foram se estabelecendo dentro desse grupo social, que desejava estabelecer na cidade de São Paulo a mesma cena cultural que encontravam na Europa. Deste modo, sobretudo a partir da década de 1940, diversos espaços culturais foram criados e estabelecidos por essa elite intelectual e econômica da cidade de São Paulo para concretizar o projeto modernizador por eles idealizado. Nesse sentido, em 1948, foi fundado o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) pelo empresário de origem italiana Franco Zampari. Assim, neste estudo que apresentamos, nos propomos a discutir as mudanças culturais da cidade de São Paulo e o estabelecimento do marco modernizador do teatro a partir da construção do TBC e compreender o significado que suas produções culturais refletiram na própria história do teatro paulista e quiçá brasileiro.
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