Arquitetura sagrada e aula-passeio: potencialidades de ensino e pesquisa a partir da Catedral de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v10n2-16424Palavras-chave:
arquitetura sagrada; Oscar Niemeyer; ensino de HistóriaResumo
O artigo propõe explorar como as aulas-passeio podem ser articuladas às interações entre sacralidade, percepção e arquitetura no ensino de História, utilizando a Catedral de Brasília como um espaço pedagógico. O objetivo principal é analisar como, por meio da experiência sensorial proporcionada pelo referido monumento, os alunos podem perceber e refletir sobre a relação entre a arquitetura religiosa, a história e o poder na formação de Brasília. Utilizando-se de elementos referenciais da composição de uma catedral, a proposta busca pensar a função da construção de uma materialidade sagrada dentro da afirmação de um projeto de identidade nacional brasileira, destacando não apenas os aspectos sensoriais, mas também os significados socioculturais associados à catedral.
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