ENTRE ARMADILHAS CATEDRÁTICAS E A GOVERNABILIDADE DAS EMOÇÕES: HORIZONTES POSSÍVEIS DESDE UMA BIOÉTICA PLURAL

Autores

  • Izabela Amaral Caixeta UnB

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v9n1-14575

Palavras-chave:

educação; governabilidade das emoções; bioética; contracolonialidade.

Resumo

O presente ensaio tem por intuito tecer reflexões a respeito do papel de captura das instituições, em particular da educação, sobre a governabilidade das emoções e no fomento ou não à capacidade de sonhar com futuros plurais, desde uma perspectiva bioética. Considerando a Bioética um campo interdisciplinar, a proposta é refletir em que medida a produção de sentidos, sonhos e projetos de futuro em contexto moderno/ocidental têm moldado/mantido esse mundo galvanizado a partir de ideologias hegemônicas “positivas” e colonizadoras. A aposta aqui é na Bioética como potente espaço de contribuição dialógica e não-fragmentária para se pensar- ser no mundo, produzindo resistências às ficções coloniais. Busca-se assim, através de horizontes contra coloniais e pluriversais, desvelar os mecanismos de controle e apagamento dos corpos-saberes-territórios através do aparato (de)formador que é a educação colonial, tornando-se dilemático para uma ética da vida. E quem sabe, propor deslocamentos a primazia da razão colonizada sobre a emoção e outras formas de lapidação/polimento das agências como possíveis caminhos para um bem viver.

Biografia do Autor

  • Izabela Amaral Caixeta, UnB

    Professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Doutoranda em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética- Cátedra UNESCO/UnB. Mestra em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz Brasília. Especialista em Estudos Afrolatinoamericanos e Caribenhos pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais- CLACSO. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2011), com habilitação em Sociologia e licenciatura. Deslocando ao sul contribuições epistemológicas contra coloniais e afroperspectivadas.

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Publicado

2024-12-15