A CONSTRUÇÃO DO SIMBÓLICO NA ARQUITETURA FUNERÁRIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A DIMENSÃO CONCEITUAL E A CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA DE UM CREMATÓRIO

Autores

  • Yuri Potrich Zanatta Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Andreia Saugo Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v9n1-14239

Palavras-chave:

Projeto arquitetônico, trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho final de graduação (TFG), paisagismo, natureza

Resumo

Esse artigo apresenta a fundamentação teórica e elaboração projetual de um crematório. Tendo como premissa do projeto a arquitetura como elemento ativo das emoções dos usuários, propusemos um percurso teórico que considerou a história da morte no ocidente, o modo como algumas culturas tratam o tema e aspectos simbólicos de determinados rituais. Conclui-se que a morte possui dois vieses principais: o primeiro relacionado à ideia de transcendência a outro plano, enquanto o segundo expressa a finitude da matéria. A partir disso, é proposto um objeto arquitetônico que abarca ambas as visões, explorando aspectos simbólicos da paisagem e dos elementos naturais. Conclui-se que a proposta se qualificou com utilização dos aspectos simbólicos construídos a partir da fundamentação teórica, o que nos demonstra a importância de tratar o projeto arquitetônico como um exercício de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Yuri Potrich Zanatta, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Geografia (PPGGeo/UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana (GENVI/UFFS).

  • Andreia Saugo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSARQ/UFSC). Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2024-12-15