O PAPEL DO POFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MEDIAÇÃO E COMPREENSÃO DE LITERATURA INDÍGENA
Palavras-chave:
Literatura Indígena; Mediação, Professor e Escola.Resumo
O artigo objetiva refletir sobre o papel do professor de Língua Portuguesa na mediação e compreensão da literatura indígena brasileira, pondera sobre uma série de questões a respeito do ensino da literatura indígena e a função do docente diante da ausência dessa produção nos espaços educativos. Inicialmente o texto apresenta uma abordagem histórica e conceitual sobre essa literatura e a caracterização das literaturas indianista, indigenista e indígena no Brasil, paralelo a isso, surgem ao longo do texto algumas reflexões sobre a importância do tema e o protagonismo docente. A abordagem metodológica da pesquisa é a qualitativa com base em pesquisa bibliográfica e documental. Os principais teóricos utilizados foram: Graúna (2012), Munduruku (2018), Thiél (2012), dentre outros. Por fim, consideramos que muitos são os desafios para o ensino de Literatura indígena e sabemos que o professor tem um papel de suma importância para romper com essas barreiras e contribuir para a visibilidade da produção literária indígena.
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