O QUE OS PROFESSORES DE HISTÓRIA TÊM A DIZER SOBRE O COVID-19? ENSINO DE HISTÓRIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS DA SAÚDE E DO TEMPO PRESENTE

Autores

  • Barbara Barbosa dos Santos
  • Ana Karine Martins Garcia Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino de História; Pandemia; Saúde

Resumo

Tornaram-se evidentes os efeitos da pandemia de 2020 sobre o processo de ensino e aprendizagem, por conseguinte, os reflexos desta conjuntura, experimentada pelos mais variados grupos sociais, incidem sobre o ensino de história. Neste sentido o artigo que apresentamos busca esquadrinhar reflexões no sentido de vislumbrar tal evento epidêmico, enquanto fato histórico, objeto passível de ser problematizado em sala de aula, considerando que se trata mais do que um fenômeno biológico, identificamos de maneira clara, um fenômeno social em curso, no qual são desencadeadas inúmeras movimentações dos sujeitos frente ao desarranjo provocado pelo adoecimento, que repercutem nas dimensões econômicas, políticas e culturais. Pretende-se iluminar de forma panorâmica as contribuições da história da saúde e do tempo presente para explorarmos a pandemia provocada pelo covid-19 em sala de aula, utilizando também as vivências dos próprios discentes no lugar de sujeitos históricos e as percepções do contexto social a que eles estão inseridos.

Downloads

Publicado

2022-08-03