A HISTÓRIA DAS DOENÇAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Leandro Garcia Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

doença, epidemia, saúde, livro didático, currículo nacional

Resumo

O presente artigo objetiva evidenciar as ausências das narrativas históricas sobre as doenças e epidemias nas coleções didáticas do Programa Nacional do Livro Didático 2019 (PNLD) para o ensino de história. A discussão se articulará acerca da formação dos currículos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de história e transversal de Saúde, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o Documento Curricular de Goiás ampliado (DC/GO), e como essas bases curriculares desenvolvem a temática das doenças e epidemias para o ensino de história nos livros didáticos oferecidos pelo PNLD 2019. Para tal análise, serão apontados por meio de um banco de dados, as ocorrências e ausências das doenças e epidemias em cada coleção didática. Promovendo uma discussão de como a temática é abordada nesses livros didáticos.

Downloads

Publicado

2022-08-03