ANÁLISE URBANO-ARQUITETÔNICA: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E REPERTÓRIO PROJETUAL PARA O ENSINO DE TEORIA E HISTÓRIA EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • Sandra Catharinne Pantaleão Universidade Estadual de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Palavras-chave: ensino de arquitetura; análise gráfica; metodologias de ensino; arquitetura contemporânea.

Resumo

Esse artigo apresenta experiências de ensino a partir da disciplina Teorias do Projeto 2 (2011-2019), ministradas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG. Entre as estratégias adotadas tem-se a produção de vasto material de pesquisa e repertório projetual dos discentes aproximando teoria e prática e reflexões críticas sobre a contemporaneidade. A metodologia adotada busca dotar o aluno de arcabouço teórico e condições interpretativas que o auxiliem nas análises de projetos de referência como também adotar estratégias projetuais em seus processos de concepção. Mediante essas questões, são apresentados os instrumentos metodológicos, o processo de ensino-aprendizagem, os resultados alcançados e reflexões acerca desta metodologia e seus desdobramentos na produção do conhecimento específico ao campo disciplinar.

 ensino de arquitetura; análise gráfica; metodologias de ensino; arquitetura contemporânea.

Biografia do Autor

Sandra Catharinne Pantaleão, Universidade Estadual de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília (2016). Mestre em Geografia - Dinâmica Sócio-Ambiental, pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO (2006) e em Artes Visuais - habilitação Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000).
Professora Efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Professora Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Desenvolve pesquisas sobre cidades contemporâneas, relacionadas à dinâmica e transformação da paisagem urbana, com ênfase à expansão urbana, ordenamento territorial e cidades-região.
Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, cidade contemporânea, intervenção urbana e morfologia urbana.
Ministra Disciplinas de Teoria, História e Crítica da Arquitetura Contemporânea com enfoque a métodos de projetação contemporâneos, orienta Artigos Científicos na disciplina Ensaio Crítico e Trabalho Final de Graduação, destacando propostas de intervenção urbana em áreas consolidadas.

Publicado
2020-11-19