Em Sintonia Fina: Conversas Entre Velhos Amigos Da Caserna '

Autores

  • Eduardo dos Santos Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

Resumo: A proposta do artigo[1] é examinar a coleção de entrevistas intitulada “1964 – 31 de março: o movimento revolucionário e a sua história”, publicada pela Editora da Biblioteca do Exército, a Bibliex, entre 2003 e 2004, verificando duas questões gerais: 1) como se deu a narrativa em relação ao golpe e a ditadura civil-militar iniciada em março de 1964; e 2) como essa mesma narrativa foi sendo construída pela coleção a partir da elaboração das entrevistas, em que entrevistadores e entrevistados em sintonia elaboraram um parecer positivo sobre o passado recente do Brasil.

Palavras-chave: memórias; ditadura civil-militar; história oral.


[1] Esta pesquisa foi financiada pela CAPES.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo dos Santos Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Graduado e Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente desenvolve o doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a pesquisa sobre a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) no Rio Grande do Sul. Possui experiências em pesquisas sobre regimes autoritários, especialmente em estudos sobre a atuação de grupos de direita no Brasil contemporâneo.

Downloads

Publicado

03-09-2014

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Em Sintonia Fina: Conversas Entre Velhos Amigos Da Caserna ’. (2014). REVHIST - Revista De História Da UEG, 3(1), 15-35. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2128