Práticas nominativas no extremo sul da América portuguesa: freguesia Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1839)

Nominative practices in the far south of Portuguese America: Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre parish (1772-1839)

Autores

  • Núbia Parol Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

A partir do levantamento sistemático de informações contidas em registros batismais da Paróquia Madre de Deus, em Porto Alegre (RS), no período de 1772 a 1839, foram identificados os antropônimos mais populares atribuídos aos recém-nascidos livres, forros e escravizados. Segundo embasamento teórico, os resultados obtidos durante a pesquisa mostraram-se semelhantes aos de outras regiões da América portuguesa no referido recorte cronológico. Nessa perspectiva, se nomes fossem eleitos meramente por acaso, a reiteração persistente de determinados antropônimos ao longo do tempo seria implausível. A atribuição de nomes à prole envolve questões de sociabilidades, tradição, poder e devoção. O favoritismo de prenomes específicos, vinculados à religiosidade, indica a existência de uma identidade cultural enraizada no catolicismo.

Palavras-chave: Práticas nominativas. Identidade cultural. Religiosidade. América portuguesa. Catolicismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Núbia Parol, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

30-07-2024

Como Citar

Práticas nominativas no extremo sul da América portuguesa: freguesia Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1839): Nominative practices in the far south of Portuguese America: Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre parish (1772-1839). (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(2), e322414. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/14923