A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a abertura política da ditadura militar: “as horas difíceis já passaram”

The National Conference of Bishops of Brazil (CNBB) and the military dictatorship's political opening process: "the difficult hours are over”

Autores

  • Vinicius José Mira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar historicamente as repercussões do processo de abertura política da ditadura militar no interior da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para tal, o texto se vale da imprensa e dos subsídios documentais produzidos pela comunidade de informações da ditadura militar. Em particular, o alvo do estudo são as assembleias gerais da CNBB durante o governo Figueiredo, quais sejam, da 17ª à 22ª, entre 1979 e 1984. Como resultado, o artigo analisa historicamente como a CNBB almejou pautar o seu projeto de abertura política concomitantemente àquele em curso promovido pelo regime autoritário e como se deu o reenquadramento institucional da CNBB frente à questão social e política no ocaso da ditadura militar.

Palavras-chave: Igreja Católica. Ditadura Militar. CNBB. Abertura Política. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius José Mira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a abertura política da ditadura militar: “as horas difíceis já passaram”: The National Conference of Bishops of Brazil (CNBB) and the military dictatorship’s political opening process: "the difficult hours are over”. (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(1). //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/14640