A Crônica dos tempos passados e as ilustrações do Código Radziwiłł
The Chronicle of Bygone Times and the illustrations of the Radziwiłł Code
DOI:
https://doi.org/10.31668/revistaueg.v13i1.14417Resumo
A Crônica dos tempos passados (em original Повѣсти времѧньных лѣт, Póviest vrémennykh liet), também chamada Crônica de Nestor, por ter sido considerada obra de Nestor de Pecherska, foi escrita e redigida por volta do ano de 1116 em língua eslavo-eclesiástica ou paleo-eslava e constitui a crônica mais antiga da Rússia de Kiev, o mais antigo Estado eslavo oriental. O manuscrito compreende um arco temporal que vai do ano de 850 ao ano de 1110, e, por essa razão, constitui fonte primária de informação sobre a história da Europa Oriental na Idade Média, especialmente para a história da Rússia, Belarus e Ucrânia. Esse monumento literário da assim chamada Rus’ Kievana, foi ilustrado com numerosas miniaturas, no Código Radziwiłł, manuscrito que data presumivelmente do início do século XIII, preservado em duas cópias do século XV. É a única crônica medieval iluminada que sobreviveu, e suas ilustrações, ao serem constantemente replicadas ao longo do século passado, formaram aquele conjunto distinto de imagens que tende a se associar à Rus' de Kiev. Acredita-se que o códice data do início da década de 1490 e que seja cópia de um manuscrito iluminado perdido do século XIII. Nessas páginas, verificaremos a aderência das ilustrações do Código Radziwiłł e do manuscrito da Crônica dos Tempos Passados, comparando as páginas escritas e as escolhas iconográficas nas iluminuras.
Palavras-chave: Arte medieval. Literatura russa medieval. Crônica dos Tempos Passados. Código Radziwiłł. Iluminuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.