Narrativas políticas sobre o Nordeste do Brasil durante a Guerra Fria: dos documentos diplomáticos estadunidenses à imprensa brasileira (1960-1964)
Political narratives on the Northeast of Brazil during the Cold War: from American diplomatic documents to the Brazilian press (1960-1964)
Resumen
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do Nordeste brasileiro para os Estados Unidos no início dos anos 1960, momento de intensificação da Guerra Fria no Ocidente. A diplomacia estadunidense via o Nordeste como região propensa a levantes revolucionários, uma vez que o contexto vivido pelos trabalhadores rurais, alguns organizados em torno das populares Ligas Camponesas, em muito se assemelhava ao de Cuba pouco antes da revolução de 1959. Ao mesmo tempo, a imprensa brasileira se dedicou a transmitir à nação a mesma imagem do Nordeste. Por meio de uma análise dos registros produzidos pelos consulados brasileiros e de uma longa reportagem feita pela revista O Cruzeiro em 1962, buscaremos perceber a importância de ambas as narrativas para a estabilização da hegemonia estadunidense no hemisfério.
Palavras-chave: Relações Brasil-EUA. Nordeste. Guerra Fria.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.