As queimadas urbanas no município de Angico (Tocantins – Brasil) e a importância do ensino de geografia para o despertar da consciência ecológica
Resumen
Resumo: As queimadas são práticas que provocam degradação no meio socioambiental, trazendo várias consequências ao ecossistema e a saúde da população. Há muito tempo elas têm sido utilizadas e na maior parte das vezes as pessoas praticam esse ato sem compreender os malefícios que o mesmo pode provocar. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa consistiu em 2 etapas: inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico na biblioteca do Campus Universitário de Araguaína; em seguida foram feitas entrevistas com os funcionários da Unidade de Saúde para obter os dados dos registros de doenças provocadas pelas queimadas, e também com a população em geral, para conhecer os motivos que os levam a praticar esse ato. A utilização de registros fotográficos das áreas que apresentaram focos de queimadas também se fez presente. Temos como objetivos principais conhecer quais as opiniões dos moradores de Angico com relação à prática de colocar fogo no lixo doméstico e em podas de árvores, além de discutir a necessidade de o tema ser trabalhado na escola para despertar a consciência ecológica nos educandos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida social e ambiental de todos.
Palavras-Chaves: Queimadas. Qualidade de vida. Meio Ambiente.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.