“Mon Oncle”: a antiga e a nova França na produção cinematográfica de Jacques Tati.

Autores/as

  • Carlos Vinicius dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

O presente artigo examina a representação cinematográfica da sociedade francesa operada na obra “Meu Tio” (Mon Oncle; dir.: Jacques Tati – 1958) buscando abordar as questões socioculturais envolvidas no contexto de recuperação econômica observado na França na década posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial. Incluindo-se no bloco capitalista, na conjuntura da Guerra Fria, este país experimenta um desenvolvimento marcado pela aproximação aos Estados Unidos e pelo distanciamento de tradições culturais presentes nas bases identitárias da nação. “Meu Tio”, através da percepção atenta de seu diretor, dialoga estreitamente com a atmosfera de transformação cultural existente naquele país, em seu período de produção. Assim, ancorando-se nas asserções metodológicas de Marc Ferro, Marcos Napolitano, Eduardo Morettin e Michèle Lagny, a análise desta obra colabora para o aprofundamento do entendimento das modificações culturais que compuseram a França atual.

Palavras-chave: Cinema; França; 1950; Cultura.

 

“Mon Oncle”: old and new France in the cinematographic production of Jacques Tati.

ABSTRACT

This paper examines the cinematographic characterization of France society constructed in the production “Mon Oncle” (Dir.: Jacques Tati – 1958) searching the sociocultural questions involved in the economic recovering context noticed in France in the decade after the end of Second World War. Taking part in the capitalist block, on the conjuncture of Cold War, this country experiments a development typified by United States approach and by detachment of cultural traditions. “Mon Oncle”, through the attentive insight of its director, talks about the cultural transformation that occurred in France, in its production period. Thus, considering the methodological assertions of Marc Ferro, Marcos Napolitano, Eduardo Morettin and Michèle Lagny, the analysis of this movie contribute to the deepening of the understanding of the cultural modifications in the basis of current France.

Key words: Cinema; France; 1950; Culture.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Vinicius dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Bacharel e licenciado em História. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada, do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ).

Publicado

2013-08-27

Cómo citar

“Mon Oncle”: a antiga e a nova França na produção cinematográfica de Jacques Tati. (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 2(1), 83-97. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1582