“Mon Oncle”: a antiga e a nova França na produção cinematográfica de Jacques Tati.
Resumo
O presente artigo examina a representação cinematográfica da sociedade francesa operada na obra “Meu Tio” (Mon Oncle; dir.: Jacques Tati – 1958) buscando abordar as questões socioculturais envolvidas no contexto de recuperação econômica observado na França na década posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial. Incluindo-se no bloco capitalista, na conjuntura da Guerra Fria, este país experimenta um desenvolvimento marcado pela aproximação aos Estados Unidos e pelo distanciamento de tradições culturais presentes nas bases identitárias da nação. “Meu Tio”, através da percepção atenta de seu diretor, dialoga estreitamente com a atmosfera de transformação cultural existente naquele país, em seu período de produção. Assim, ancorando-se nas asserções metodológicas de Marc Ferro, Marcos Napolitano, Eduardo Morettin e Michèle Lagny, a análise desta obra colabora para o aprofundamento do entendimento das modificações culturais que compuseram a França atual.
Palavras-chave: Cinema; França; 1950; Cultura.
“Mon Oncle”: old and new France in the cinematographic production of Jacques Tati.
ABSTRACT
This paper examines the cinematographic characterization of France society constructed in the production “Mon Oncle” (Dir.: Jacques Tati – 1958) searching the sociocultural questions involved in the economic recovering context noticed in France in the decade after the end of Second World War. Taking part in the capitalist block, on the conjuncture of Cold War, this country experiments a development typified by United States approach and by detachment of cultural traditions. “Mon Oncle”, through the attentive insight of its director, talks about the cultural transformation that occurred in France, in its production period. Thus, considering the methodological assertions of Marc Ferro, Marcos Napolitano, Eduardo Morettin and Michèle Lagny, the analysis of this movie contribute to the deepening of the understanding of the cultural modifications in the basis of current France.
Key words: Cinema; France; 1950; Culture.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.