O retorno da agenda neoliberal: os “ultraliberais” e o ataque à Justiça do Trabalho
The return of the neoliberal agenda: the “ultraliberals” and the attack on Labor Justice
Resumen
El objetivo del artículo es un análisis de la agenda neoliberal que se afirmó entre el contexto del golpe que derrocó a la presidenta Dilma Rousseff, en 2016, y la llegada al poder de Jair Bolsonaro. Pretendemos destacar dos puntos, articulados. Primero, la configuración de un público (ultra)liberal que participó, a través de think tanks e internet, en la formulación de un discurso que legitimaba las llamadas políticas de austeridad. Buscamos señalar que, a pesar de la identidad propia de estos grupos, reforzados en oposición a los gobiernos del PT, su agenda corresponde a la del neoliberalismo. En segundo lugar, buscamos mostrar que, en medio de la ola antipetista, tales discursos buscaban legitimar un ataque a la Justicia Laboral a través de un discurso que polariza los principios liberales y las políticas estatales (o los derechos sociales), valiendo-se dé la actualización del anticomunismo. Intentamos delimitar la investigación centrándonos en algunos agentes como el Instituto Liberal, el ideólogo Rodrigo Constantino y el periódico Gazeta do Povo, agentes que, por otro lado, se insertan en una red de influencias recíprocas. Así, el término "ultraliberal" aparece como una apropiación en el juego de polarizaciones y contraposiciones.
Palabras clave: Ultraliberales. Neoliberalismo. Anticomunismo. Justicia laboral.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.