“Como fantasmas fora do domínio do capital”: alienação, trabalho, desemprego e desenvolvimento na Área Rural de São Luís (MA – Brasil)

Authors

  • Victor de Oliveira Pinto Coelho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Tayanná Santos de Jesus Sbrana Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Abstract

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre trabalho, desemprego e desenvolvimento na Área Rural de São Luís (MA) atual. Pretendemos analisar a contradição entre o modo de vida tradicional e a atração exercida pelos modernos empreendimentos econômicos, apontando que, nessa contradição, surge uma militância política voltada para a preservação dos territórios tradicionais. Numa espécie de dialética, a militância desloca a significação emprego/desemprego para ressignificar o termo trabalhador. Metodologicamente, defendemos a necessidade de mediação entre o micro e o macro, ou seja, entre o contexto local e um quadro geral. Para isso, usamos os conceitos de alienação e acumulação primitiva. Tais conceitos visam, portanto, dar conta dessa dinâmica envolvendo a contradição entre modos de vida e também a militância.

 Palavras-chave: Área Rural. São Luís (MA). Desenvolvimento econômico. Trabalho. Alienação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Victor de Oliveira Pinto Coelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Prof. Dr. do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Centro Universitário de Pinheiro - UFMA e do Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS/UFMA
  • Tayanná Santos de Jesus Sbrana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Maranhão (PPGHIS/UFMA - bolsista da CAPES) e pesquisadora do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), ligado aos programas de pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e em Políticas Públicas (PGPP), também inseridos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Published

2016-12-15

Issue

Section

Artigos (Tema Livre)

How to Cite

“Como fantasmas fora do domínio do capital”: alienação, trabalho, desemprego e desenvolvimento na Área Rural de São Luís (MA – Brasil). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(2), 329-351. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4938