Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores

Authors

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Plábio Marcos Martins Desiderio Universidade Federal do Tocantins
  • Braz Batista Vas Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA.

Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT);

  • Plábio Marcos Martins Desiderio, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB); docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT); 
  • Braz Batista Vas, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca); docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

How to Cite

Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores. (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 227-244. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4506

Most read articles by the same author(s)