Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA/UFT): contribuições para a construção de redes de formação de professores
Resumo
Resumo: O Programa “Um Computador por Aluno” da Universidade Federal do Tocantins (ProUCA/UFT) é uma das vertentes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Neste artigo será apresentada uma análise preliminar das contribuições do ProUCA/UFT para a construção de redes de formação de professores, consideradas lugares presenciais e virtuais (síncronos e assíncronos), para trocas de experiências e conhecimentos sobre a integração de tecnologias na educação. O foco desta análise foi pautado na rede de formação da região de Araguaína (Tocantins), onde foi possível observar as contribuições ProUCA/UFT para a sistematização de práticas pedagógicas apoiadas pelos laptops educacionais. Os membros da rede evidenciaram a importância do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a construção dos processos formativos e destacaram que os encontros presenciais foram fundamentais para o fortalecimento do espírito de solidariedade e de confiança da equipe, necessário para a sustentação das interações virtuais. Finalmente, destaca algumas fragilidades que precisam ser investigadas para o aprimoramento de programas educacionais, como o ProUCA.
Palavras-chave: Pedagogia da virtualidade. AVA. Redes de formação. Paradigma sistêmico.
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