Atividades comerciais no contexto da economia de subsistência do século XIX em Goiás – Brasil

Commercial activities in the context of the 19th century subsistence economy in Goiás - Brazil

Autores

  • Tathiana Rodrigues Salgado , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Neste artigo discorremos sobre alguns aspectos das atividades comerciais desenvolvidas em Goiás no contexto da economia de subsistência que se estruturou após a crise da mineração do final do século XVIII. Durante quase todo o século XIX a palavra decadência é comumente utilizada pela historiografia para descrever a sociedade ruralizada e economicamente desintegrada que se instalou em Goiás após o esgotamento das minas auríferas. Mas, mesmo nesse contexto, as atividades comerciais se fizeram presentes e, em maior ou menor grau, participaram da nova dinâmica econômica de Goiás. A metodologia de pesquisa fundamentou-se na revisão bibliográfica, principalmente, nas contribuições de Palacin (1976), Palacin et al (1995), Bertran (1978, 2010) e MCCreery (2006), além de pesquisa documental junto às bases do Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG) e do Arquivo Histórico Ultramarinho de Lisboa (AHU).

 Palavras-chave: Goiás. Economia. Subsistência. Comércio. Século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tathiana Rodrigues Salgado, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Docente da Universidade Estadual de Goiás na Unidade de Porangatu e no Programa de Pós Graduação em Geografia do Campus Cora Coralina. 

Downloads

Publicado

12-11-2020

Como Citar

Atividades comerciais no contexto da economia de subsistência do século XIX em Goiás – Brasil: Commercial activities in the context of the 19th century subsistence economy in Goiás - Brazil. (2020). REVHIST - Revista De História Da UEG, 9(2), e922025. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11150