Cultura e nacionalismo em choque: a construção histórica do sujeito angolano

Autores

  • Marcelino Mendes Curimenha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Resumo: O estudo em questão pretende analisar como o conceito de cultura e nacionalismo se inscreve no processo histórico angolano a fim de construir um sujeito padronizado que representasse a angolanidade, na medida que diferentes discursos criavam a transposição de normas e condutas, transformando o sujeito e produzindo uma nova cultura. Além disso, o estudo quer compreender como foi a tentativa de descolonização, o que é o tribalismo e o processo de destribalização. A invenção do sujeito angolano buscava, em primeiro lugar: romper com o discurso colonial e estabelecer o nacionalismo angolano. Em segundo lugar, a formação da identidade angolana intencionava a fabricação da unificação cultural, a eliminação da diversidade étnica, linguística e social. O estudo se fundamenta a partir da análise documental e percorre os enunciados que sustentam o surgimento histórico e filosófico da criação de uma identidade normatizada. Esses fragmentos discursivos podem ser encontrados na ordem das referências bibliográficas, produzidos por autores angolanos, assim como nos saberes do Hino Nacional de Angola e da Constituição da República promulgada em 2010.

Palavras-chave: Cultura. Unidade. Angola.

Biografia do Autor

  • Marcelino Mendes Curimenha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Filosofia pela Faculdade Phenix de Ciencias Humanas e Sociais do Brasil. Graduado em Gestão Financeira pela Universidade Luterana do Brasil.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Cultura e nacionalismo em choque: a construção histórica do sujeito angolano. (2018). Revista De História Da UEG, 7(2), 168-181. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8424