Currículo e cultura nas relações sociais do ensino primário em Angola

Curriculum and culture in the social relations of primary education in Angola

Autores

Resumo

O artigo analisa as transformações de noção cultural no documento curricular da Educação Básica em Angola e o impacto que esses discursos têm em permitir o estabelecimento de uma ruptura com a cultura tradicional, historicamente pensada para formatar comportamentos, subjetivações e modos de governo através das relações sociais. O estudo utiliza a pesquisa qualitativa por meio da análise documental. Conclui-se que os documentos curriculares implementados em 2013 rompem com o pensamento tradicionalmente construído entre os anos de 1975 e 2001 sobre a unidade cultural, eliminando a diferença que sedimentava o preconceito e a divisão étnica. Os novos discursos mobilizam o diálogo e a tolerância com o outro no ambiente escolar.

Palavras-chave: Cultura. Ensino primário. Currículo. Sujeito. Angola.

Biografia do Autor

  • Marcelino Mendes Curimenha, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, UNICAMP, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciações Socioculturais (GEPEDISC). 

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Currículo e cultura nas relações sociais do ensino primário em Angola: Curriculum and culture in the social relations of primary education in Angola. (2021). Revista De História Da UEG, 10(01), e012122. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11332