O que você sabe sobre a África? Um estudo de caso em uma escola da rede pública do Distrito Federal (Brasil)

Autores

  • Júlia Schnorr

Resumo

Resumo: O seguinte artigo propõe um estudo de caso sobre a aplicação da lei 10.639, publicada em 2003, no universo de uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal. A hipótese inicial era de que a legislação forçou uma modificação no espaço escolar, desde a formação docente, passando pela elaboração do material didático, bem como na conformação da representação da História da África para os jovens estudantes. O estudo considera que os estudantes, professores e materiais didáticos têm interesse na História da África, contudo, a formação docente não instrumentaliza o professor a abordar aspectos da temática que o permitam ir além de uma visão colonizadora da África e do africano na formação do Brasil. Os estudantes entrevistados entendem a importância da valorização da heranças afro-brasileiras, no entanto, não apresentam posicionamentos que aprofundem a temática no que se refere à História e diversidade africana. Por fim, o material didático utilizado apresenta a História da África de forma desfragmentada e, ainda, majoritariamente foca na História do Egito. Dessa forma, acredita-se que a legislação trouxe à escola uma temática ainda não apropriada de forma adequada pelos indivíduos envolvidos no âmbito escolar.

Palavras-chave: Formação docente. Lei 10.639/03. Representação. História da África. Material didático.

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

O que você sabe sobre a África? Um estudo de caso em uma escola da rede pública do Distrito Federal (Brasil). (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 39-56. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7696