Interações sociais e mobilidade indígena no cotidiano dos aldeamentos coloniais

Autores

  • Luís Rafael Araújo Corrêa Colégio Pedro II

Resumo

Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as interações entre os aldeamentos coloniais da América portuguesa e a sociedade envolvente. Considerando os trânsitos indígenas, a permeabilidade dos aldeamentos e resultados dessas interações, busca-se uma nova percepção em relação a esses espaços. Orientando-se por um viés histórico antropológico e pelos pressupostos da Nova História Indígena, a análise recorre a fontes jesuíticas e oficiais para atingir seu intento.

Palavras-chave: Índios. Aldeamentos. Mobilidade indígena.

Biografia do Autor

  • Luís Rafael Araújo Corrêa, Colégio Pedro II

    Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense, atuando como bolsista de iniciação científica durante esse período. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em História Social pela mesma universidade. Tendo atuado como professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e da rede estadual do Rio de Janeiro, atualmente é docente do Colégio Pedro II e coordenador de História do campus Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Interações sociais e mobilidade indígena no cotidiano dos aldeamentos coloniais. (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 252-277. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7413