Estratégias de mobilidade social feminina nas Minas setecentistas

Female social mobility strategies in eighteenth-century Minas

Autores

  • Beatriz Sales Dias Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apontar algumas estratégias possíveis de mobilidade social, especialmente de ascensão, utilizadas pelas mulheres na capitania de Minas, durante o século XVIII, priorizando a experiência de mulheres escravizadas e forras. O tema da mobilidade social presente na América portuguesa já foi bastante pesquisado, e nos oferece uma vasta gama de estudos que trabalham com ascensão, inclusão e exclusão social de diferentes grupos que habitavam esse espaço durante o período colonial. Entendemos que a ascensão social era uma busca constante desses indivíduos, de forma a se manter numa melhor posição social nessa sociedade de Antigo Regime, na qual o status era fundamental. Buscaremos demonstrar, com base em trabalhos que se dedicaram a entender diferentes estratégias de mobilidade social feminina, quais eram as opções disponíveis para esse grupo. Nos concentraremos em compreender como funcionavam essas opções, especificamente para mulheres forras e escravizadas, já que a maioria das mulheres da capitania de Minas se encontrava nessas posições.

Palavras-chave: Mulheres. Mobilidade social. Minas Gerais. Século XVIII.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Sales Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

23-07-2024

Como Citar

Estratégias de mobilidade social feminina nas Minas setecentistas: Female social mobility strategies in eighteenth-century Minas. (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(2), e322413. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/14797