Mulheres do Poti: transformação cerâmica e representações femininas no Poti Velho, Teresina, Piauí
Poti Women: ceramic transformation and female representations in Poti Velho, Teresina, Piauí
Resumo
Este artigo propõe compreender as transformações cerâmicas do Poti Velho e representações femininas nas peças de barro da COOPERART-Poty, em Teresina, Piauí. Para realizar o estudo fizemos uso da metodologia oral, jornais e fotografias, além de pesquisa de campo para o acesso aos objetos cerâmicos. Procuramos entender que transformações ocorrem na cerâmica do Poti Velho, além das relações existentes entre identidade cultural, memória social e a cultura material. Percebemos que as peças se modificam na medida em que as mulheres dominam o trabalho cerâmico e que desenvolvem um trabalho que mostra suas identidades, memórias e histórias de vida enquanto grupo social. O conjunto de peças cerâmicas das Mulheres do Poti representa as mulheres habitantes do Poti Velho: a oleira, a ceramista, a pescadora, a religiosa e a das continhas.
Palavras-chave: Mulheres. Cerâmica. Representações. Teresina.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.