Mulheres do Poti: transformação cerâmica e representações femininas no Poti Velho, Teresina, Piauí

Poti Women: ceramic transformation and female representations in Poti Velho, Teresina, Piauí

Autores

Resumo

Este artigo propõe compreender as transformações cerâmicas do Poti Velho e representações femininas nas peças de barro da COOPERART-Poty, em Teresina, Piauí. Para realizar o estudo fizemos uso da metodologia oral, jornais e fotografias, além de pesquisa de campo para o acesso aos objetos cerâmicos. Procuramos entender que transformações ocorrem na cerâmica do Poti Velho, além das relações existentes entre identidade cultural, memória social e a cultura material. Percebemos que as peças se modificam na medida em que as mulheres dominam o trabalho cerâmico e que desenvolvem um trabalho que mostra suas identidades, memórias e histórias de vida enquanto grupo social. O conjunto de peças cerâmicas das Mulheres do Poti representa as mulheres habitantes do Poti Velho: a oleira, a ceramista, a pescadora, a religiosa e a das continhas.

Palavras-chave: Mulheres. Cerâmica. Representações. Teresina.

Biografia do Autor

  • Alexandre Navarro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Doutor em Antropologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) com período sanduíche em Instituto Padre Sarmiento, Universidade de Santiago de Compostela; professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Maranhão (LARQ/PPGHIS/DEHIS/UFMA).

  • Amanda Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Mestranda em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

Mulheres do Poti: transformação cerâmica e representações femininas no Poti Velho, Teresina, Piauí: Poti Women: ceramic transformation and female representations in Poti Velho, Teresina, Piauí. (2020). Revista De História Da UEG, 9(2), e922012. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10246