Estudo comparativo entre competências essenciais desenvolvidas no meio acadêmico e aquelas requeridas no ambiente organizacional por meio da ótica dos estudantes e egressos do curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Autores

  • Paloma Assis Silva UEG
  • Maria Benavenuta Alves UEG

Resumo

O administrador, como agente de mudanças e transformações organizacionais, precisa estar preparado para o desempenho de suas atividades com conhecimentos e competências. Este estudo objetivou comparar se as abordagens teóricas e práticas vivenciadas na universidade correspondem às exigidas pelo mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa com alunos e ex-alunos do curso de administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CSEH), cujos dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e as informações quantitativas tratadas através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for Windows. Os resultados mostraram, na percepção dos participantes, que as competências teórico-práticas ministradas no decorrer do curso de graduação em administração são 'razoavelmente desenvolvidas', ao passo que, ao mesmo tempo, são consideradas importantes no ambiente organizacional. Conclui-se que o profissional de administração do curso estudado deve ultrapassar as limitações da sala de aula e buscar alternativas de conhecimentos para alinhar suas capacidades acadêmicas às exigências do meio organizacional.

Palavras-Chave: Competências essenciais. Administradores. Percepção.

 

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Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos