Arranjos Produtivos Locais:

sua utilização como política de desenvolvimento no Estado de Goiás

Autores

  • Idelmar da Silva Ribeiro Universidade Estadual de Goiás.
  • Janes Socorro da Luz Universidade Estadual de Goiás.

Resumo

O presente artigo discute a concepção dos Arranjos Produtivos Locais (APL) por meio de uma revisão bibliográfica das principais teorias que influenciaram a formulação desse conceito para que, em seguida, se possa traçar um histórico do surgimento do conceito de APL e a sua adequação à realidade nacional. Em especial, aborda a utilização do APL como política de desenvolvimento no Estado de Goiás, desde a sua implementação no início dos anos 2000 até o momento (2018). Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a importância APL para o desenvolvimento regional, em especial para o Estado de Goiás.

Palavras-Chave: Distritos Industriais. Cluster’s. Arranjos Produtivos Locais.

Biografia do Autor

  • Idelmar da Silva Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás.
    Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, é Especialista em Gestão Universitária (UEG) e possui MBA executivo em Administração: Qualidade e Processos (FGV). Possui graduação em Administração pela UEG (2001). Atualmente é Gestor Fazendário - Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Qualidade e Produtividade, e docência atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade no serviço público, administração pública, gestão de processos (BPM), educação e planejamento territorial.
  • Janes Socorro da Luz, Universidade Estadual de Goiás.
    Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual de Goiás (1989), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é efetivo da Universidade Estadual de Goiás, lotado na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, onde desenvolve atividades no curso de Geografia e no Programa de Mestrado "Território e Expressões Culturais do Cerrado", além desenvolver pesquisa de pós doutoramento pela Universidade Federal de Uberlândia, realizando o estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na Gestão do Território e Análise Regional.

Downloads

Publicado

2019-01-13

Edição

Seção

Artigos