ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Palavras-chave:
Estresse. Estratégias de enfrentamento. Estudantes universitários.Resumo
A pressão para o sucesso acadêmico e profissional tem aumentado nos dias atuais. Este fato, juntamente com a necessidade de equilibrar as demandas profissionais, familiares, de relacionamento e sociais, pode contribuir para o desenvolvimento de quadros de estresse nos universitários. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar os níveis de estresse em estudantes no último ano de graduação no curso de administração da Universidade Federal de Viçosa/Campus de Florestal. Estudos recentes evidenciam que estudantes podem se encontrar com níveis de estresse diversos e utilizam de estratégias de enfrentamento para lidar com o problema. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa descritiva de abordagem mista. A coleta de dados se deu pela aplicação do Inventário de Sintomas de Estresse em Adultos de Lipp (ISSL) acrescido de questões abertas, para 31 estudantes em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados apontaram que 77,42% dos respondentes apresentavam algum nível de estresse, onde 48,39% estavam na fase de quase exaustão. Os sintomas mais frequentes foram: tensão muscular, cansaço e sensação de desgaste físico constantes. Para administrar o estresse, os respondentes buscaram realizar atividades de lazer, como: descontrair/sair; praticar esportes/exercícios físicos; conversar e encontrar com amigos. Percebeu-se uma naturalização do estresse pelos discentes que não tomam a iniciativa para controlar o problema, focando em comportamentos que aliviam os sintomas de estresse.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.