CONTRIBUIÇÕES DO E-LEARNING PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Silvia Pires Bastos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anatalia Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Denise Pires Bastos Costa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

E-learning, Sustentabilidade, Responsabilidade Social

Resumo

O crescente interesse pela Educação a distância ou EAD, na era virtual, também conhecido como e-learning, é estimulado pela possibilidade de interação por meio de plataformas de ensino e aprendizagem, nomeadas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). São sistemas de informação que recebem inovações contínuas, multiplicando a oferta de ferramentas e funcionalidades de auxílio aos processos de aprendizagem baseados na plataforma web. Apesar da importância, ainda são esparsas  as experiências das organizações, públicas e privadas, no desenvolvimento e aplicação de e-learning com foco em sustentabilidade. O presente artigo tem como objetivo identificar práticas promotoras de sustentabilidade nas suas várias dimensões por meio da utilização do e-learning voltado para a efetividade de ações que propaguem e incentivem estratégias de sustentabilidade. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva e como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Como resultados, foram identificadas práticas nas áreas de promoção de diversidade; educação; povos indígenas; voluntariado e promoção de eventos. Como contribuição, apresentação de exemplos práticos identificados junto a organizações de diferentes áreastêm como base a crença nos efeitos multiplicadores que podem ser obtidos a partir da análise, para replicação ou benchmarking destas iniciativas, no sentido de colaborar para as necessárias e urgentes transformações sociais.

Biografia do Autor

  • Silvia Pires Bastos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduação em Administração de Empresas (Universidade Federal do Ceará); mestrado em Administração (Universidade Estadual do Ceará). Doutorado em Políticas Públicas em andamento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
  • Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 
  • Anatalia Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Pós-doutorado na Université Pierre Mendès-France (UPMF), França. Mestre e Doutora pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Nível Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Denise Pires Bastos Costa, Universidade Estadual do Ceará
    Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará); Especialização em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing) mestrado em Administração (Universidade Estadual do Ceará).

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Publicado

2015-05-15

Edição

Seção

Artigos