REDES INTEREMPRESARIAIS NO BRASIL: PRODUÇÃO ACADÊMICA E DINÂMICA DE MERCADO

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Claudia Maria Milito Universidade Federal de Alagoas
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo da Cruz Freire dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • José Fernandes Vieira Pontes Junior Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Redes interempresariais, Produção acadêmica, Dinâmica de mercado, Formação de redes, Regiões do Brasil.

Resumo

Atualmente, tornou-se uma tendência a formação de redes interempresariais em uma perspectiva de cooperação pelo compartilhamento de conhecimentos e recursos. Para compreender esta área e seus fatores de formação, cabe analisar as redes interempresariais em linhas acadêmicas e mercadológicas. Assim, o presente artigo objetiva levantar a produção acadêmica sobre redes interempresariais e confrontá-la com dados da realidade mercadológica no Brasil. Através de uma metodologia de caráter descritivo e explicativo, desenvolveu-se uma análise bilateral sobre redes interempresariais no Brasil que evidenciou a confluência entre o crescimento das publicações acadêmicas e uma maior dinâmica voltada para redes nas respectivas regiões. As características das produções acadêmicas têm seguido as tendências do mercado e se limitam às escassas informações disponíveis sobre as redes. Depreende-se que o nível educacional, o número de habitantes e a maturidade empresarial são determinantes na formação de redes.

Biografia do Autor

  • Gustavo Henrique Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas
    Mestrando em Psicologia (Comportamento Empreendedor). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.
  • Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia. Avaliador MEC/INEP. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo.
  • Claudia Maria Milito, Universidade Federal de Alagoas
    Professora Adjunta da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Núcleo de Inovação Empreendedora (NIE). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas
    Professor Adjunto da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Editor Chefe da Revista Eletrônica de Administração e Turismo (ReAT).
  • Paulo da Cruz Freire dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
    Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Núcleo de Inovação Empreendedora (NIE). Doutor em Engenharia de Produção (Inteligência Competitiva) pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • José Fernandes Vieira Pontes Junior, Universidade Federal de Alagoas
    Organização de Eventos Científicos. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos