CLUBE DE MATEMÁTICA:

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE NÚMEROS A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VIRTUAL

Autores

Palavras-chave:

Organização do Ensino, Números, Historicidade dos conceitos, Situação desencadeadora de aprendizagem

Resumo

O artigo resulta de uma investigação com alunos do 5º ano que participaram de uma situação desencadeadora de aprendizagem no formato de uma história virtual elaborada e desenvolvida para o ensino do conceito matemático de números. Tais sujeitos estudam em uma das escolas-parceiras do projeto Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás- Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. O objetivo principal é investigar como uma história virtual apresentada no formato de uma HQ denominada ‘Os Agnuns’, contribuiu para que alunos do Ensino Fundamental I compreendessem o conceito matemático de números. Para o alcance desse objetivo planejamos e desenvolvemos um experimento didático. A estrutura da análise de dados se compôs de episódio, cenas e flashes. Os resultados possibilitaram aos sujeitos da pesquisa estabelecerem e desenvolverem, num movimento de apropriação conceitual, a organização do ensino da matemática pautada em desvelar a gênese dos conceitos e não simplesmente ensiná-los tomando apenas suas características observáveis.

Biografia do Autor

  • Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Membro do Clube de Matemática.

  • Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Coordenadora do Clube de Matemática.
  • Paloma Aparecida Souza do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Membro do Clube de Matemática.

  • Wallace Yamamoto Garcia, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciado em Matemática pela Universidade de Uberaba. Membro do Clube de Matemática.

Downloads

Publicado

2022-12-09