O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todo o arquivo deve ter sua estrutura corrente, sem quebra de páginas entre uma seção e outra, e na sequência e forma abaixo descritas

 TÍTULO (e subtítulo, se for o caso):

O título do texto no arquivo submetido deve ser o mesmo daquele cadastrado no "metadados" do sistema da Revista. Na linha subseqüente ao título em português, deve vir a sua versão em inglês. Não utilize tradutores automáticos (como o Google Tradutor, por exemplo).

AUTORIA: na primeira versão do texto original, a ser submetido no sistema para a avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega. A identificação de autoria também deve ser removida das propriedades do arquivo por meio da opção 'Propriedades no Word, garantindo desta forma o sigilo total quanto a identidade do autor/a. Após ser avaliado pelos pareceristas e corrigidos pelos autores/as, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, somente na versão final (aprovada e corrigida) do texto a ser enviado para o sistema. Aceitamos até três autores, por trabalho. Será considerado o autor/a principal o/a de maior titulação, o qual deverá vir primeiro.

RESUMO e ABSTRACT: deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem caracterizar o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, as fontes utilizadas, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados parciais ou finais do trabalho. É obrigatória a versão em língua inglesa do resumo (abstract) que deverá vir ao lado da versão em português, seguindo as mesmas orientações do resumo. Resumo e Abstract deverão ser dispostos em duas colunas. Não utilize tradutores automáticos (como o Google Tradutor, por exemplo).

As PALAVRAS-CHAVE devem aparecer na linha abaixo do Resumo. As "Keywords" devem vir na linha subsequente ao Abstract. Todos os formatos necessitam de palavras-chaves, que devem ser incluídas nos metadados do sistema. Devem aparecer de 3 à 5 palavras-chaves (que não devem ser negritadas), separadas entre si com ';' (ponto e vírgula), em ordem de importância.

Exemplo:

PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Educação; Investigação; Cultura.

CORPO DO TEXTO: pode ser constituído de quantas seções o autor desejar. A título de orientação e modelo, sugerimos a seguinte estrutura para o corpo do texto:

  • INTRODUÇÃO: deve conter a apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho e a justificativa;
  • MATERIAIS E MÉTODOS: apresentação das fontes documentais, dos procedimentos metodológicos da pesquisa, em constante diálogo com os referenciais teórico-metodológicos e com a bibliografia atualizada sobre o tema/assunto;
  • DISCUSSÃO: deve apresentar e problematizar os dados da pesquisa em diálogo com o que foi apontado anteriormente;
  • CONSIDERAÇÕES, parciais ou finais: apresentados de forma avaliativa, reflexiva e

 

 Títulos das seções internas do corpo do texto: o indicativo das seções internas deve ser grafado em números inteiros a partir de um (1). Entre o número e o título deve ser empregado um espaço (e não ponto, hífen ou qualquer outro caractere). Os títulos das seções internas obrigatórios são: RESUMO, INTRODUÇÃO e REFERÊNCIAS. As demais seções (como as sugeridas: Materiais e métodos; Discussão; Considerações) podem ser denominadas com termos diferentes, segundo a vontade dos autores. Não use itálico para os títulos das seções internas.

 

As citações diretas devem aparecer de duas formas:

Citações diretas menores que três linhas devem ser destacadas por aspas;

Exemplo citação direta até 3 linhas:

“De qualquer modo, o golpe de 1964 encarregou-se de pôr fim ao projeto das Ligas que era o projeto da revolução camponesa”. (MARTINS, 1981, p. 90).

Citações diretas maiores que três linhas: devem aparecer destacadas em parágrafo separado, isto é, "citação recuada", 4cm, sem aspas, sem itálico, sem recuo de parágrafo em sua primeira linha.

Exemplo citação direta maior que 3 linhas:

[...] a grande empresa agrícola, pecuária, agropecuária ou agroindustrial se torna uma expressão fundamental da economia política do campo. [...] Mesmo porque ela recebe  apoio e estimulo econômico e político do poder estatal, por intermédio de entidades públicas tais como tais como o Instituto do Açúcares do Álcool (IAA), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Banco da Amazônia S.A. (BASA), Banco do Brasil e outras. (IANNI, 1984, p. 236)

Citações indiretas: estão condicionadas a devida identificação dos autores da ideia, argumento, informação citada. Atenção: não utilize notas de rodapé para fazer a referência de qualquer obras citadas.

 

As referências das obras citadas (direta - com recuo ou não - e indiretamente) podem aparecer de duas formas:

Entre parênteses, após a apresentação da ideia, com as seguintes informações: sobrenome do autor todo com letra maiúscula; vírgula; data de publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e número desta, conforme exemplo:

“De qualquer modo, o golpe de 1964 encarregou-se de pôr fim ao projeto das Ligas que era o projeto da revolução camponesa”. (MARTINS, 1981, p. 90).

Fora dos parênteses, antes da apresentação da ideia, indique o nome do autor, seguido de parênteses contendo a data da publicação, abreviatura de página (p.) e o número dela, conforme o exemplo:

Sauer et al (2015, p. 76) comentou que se deu...

 

Formatação do corpo do texto: times 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas: um e meio (1,5); recuo de parágrafo: 1,25 cm. 2. Margens (direita, esquerda, superior e inferior) de 2 cm;

3 Tamanho de página: A4. 4 Paginação: os originais devem ser paginados de forma crescente, iniciando em 01, localizado no fim de página, à direita. 5 Itálicos: usado para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos. Não usar sublinhado. 6 Tamanho do arquivo: até 3 Mega. 8 Extensão do arquivo: o arquivo a ser enviado para o sistema deverá ser editável (não enviar, portanto, em extensão PDF pois ele não permite edição). O arquivo submetido deverá obrigatoriamente, estar no editor de texto Microsoft Word (salvo com a extensão ".DOCX"), pois as configurações finais de layout serão realizadas nesse editor.

ATENÇÃO: Não enviar em ".ODT" pois o sistema da UEG não permite o seu download.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.