DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA:
qual é o “x” da questão?
Palavras-chave:
Álgebra, Dificuldades, Ensino, Pensamento AlgébricoResumo
Este artigo é resultado de um minicurso ministrado no II Encontro das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (II ENLIM), tendo como embasamento a pesquisa desenvolvida na dissertação de Estevão (2021). Tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra, este artigo tem o objetivo de analisar as principais dificuldades que o permeia, especialmente sugerindo soluções para tais sob as perspectivas do desenvolvimento do pensamento algébrico e nas concepções de Álgebra e Educação Algébrica que se estabeleceram ao longo do tempo. Para a identificação dessas dificuldades realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritiva e exploratória em diversas modalidades de literatura, onde para além disso, com o intuito de nomear, caracterizar e explicar os motivos delas ocorrerem, estabeleceu-se relações entre essas dificuldades a partir de uma análise qualitativa dos fatores dificultadores encontrados, que as dão origem. Assim, foi possível verificar que certas dificuldades podem originar outras, permitindo, portanto, elaborar atividades que podem minimizá-las simultaneamente ao evidenciar as relações existentes entre elas. Dessa forma, os resultados desta pesquisa podem ajudar os professores em sua prática profissional ao refletirem sobre o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra, perfazendo um importante subsídio pedagógico para a elaboração de atividades algébricas.