A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO ALIMENTAR E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15142

Palavras-chave:

Educação. Transtorno Alimentar. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver um aprofundamento bibliográfico sobre a questão dos Transtornos Alimentares (T.A.) e seus efeitos sobre o corpo, o cérebro e por conseguinte, sobre a aprendizagem. Justifica-se o presente estudo pela empreita assumida no projeto de pesquisa vinculado à UEG Campus Sudoeste em Nutroeducação (2020-2022). O problema em questão é se os estudos desenvolvidos até o momento, considerando os últimos dez anos, apontam para uma relação negativa entre Transtorno Alimentar e Aprendizagem. Aventa-se como hipótese que os modismos alimentares e a moda fitness possam mitificar a relação analisada. A metodologia proposta é a do estudo revisional bibliográfico com inferências dedutivas e análise qualitativa das fontes. Aponta-se por resultados uma ampliação dos debates acadêmicos sobre a relação ora investigada.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

  • Simone Maria Zanotto, SEDUC

    Licenciatura em Filosofia (FAEME, 2006). Licenciada em Letras - Português e Inglês (UEG, 2009). Graduada em Teologia (MACKENZIE, 2006). Mestra em Ciências da Religião pelo CETHEL (2003 - Incorporação em Teologia Pastoral - FTSA, 2023). (simone.zanotto@seduc.go.gov.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos