EQUOTERAPIA COMO RECURSO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Brenda Bessa Araújo UEG
  • Karen Cristina Dias Oliveira UEG
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a) http://orcid.org/0000-0001-5207-1351
  • Joana Corrêa Goulart UEG Orientador(a)
  • Marcia Rosa da Silva UEG Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14932

Palavras-chave:

Equoterapia. Psicomotricidade. Ludicidade.

Resumo

O tema deste trabalho é a equoterapia como um método terapêutico que usa cavalos para o desenvolvimento global, reabilitação, educar ou para melhoria de pessoas com necessidades deficiências especificas. Este trabalho tem como objetivo compreender a equoterapia como meio importante para auxiliar no processo de desenvolvimento/aprendizagem, vez que, auxilia a criança no entendimento de seu próprio corpo. Para atingir o objetivo proposto usa-se como metodologia da pesquisa de métodos e bibliográfico; o primeiro para discorrer sobre o tema e o segundo para coleta de informações a partir de textos, livros, artigos e demais materiais de caráter científico que ofertam embasamento para o desenvolvimento do assunto pesquisado. Justifica-se a escolha desse tema pela importância do desenvolvimento infantil na educação aliado a atividades terapêuticas lúdicas. Como hipótese deste trabalho elenca-se que a equoterapia pode auxiliar não somente no envolvimento de crianças com deficiência, mas de todos os públicos da educação infantil. Observa-se que, a equoterapia precisa ser acessível a todos os alunos da educação infantil, pelo menos como atividade extracurricular, para que, sejam fortalecidos e melhorados os aspectos psicomotores dessa fase do desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Brenda Bessa Araújo, UEG

    Acadêmica do curso de pedagogia da UEG (brndbessa@gmail.com).

  • Karen Cristina Dias Oliveira, UEG

    Acadêmica do curso de pedagogia da UEG (karencdias7@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

  • Joana Corrêa Goulart, UEG

    (coorientadora) Doutora em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara e mestre em Educação pela PUC-Goiás. (joana@ueg.br).

  • Marcia Rosa da Silva, UEG

    (coorientadora) Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2006). (marciarosaans@gmail.com).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos