O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14915

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

O Objetivo desta pesquisa é analisar o papel dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil como estratégia para o processo ensino-aprendizagem. Justifica-se esta pesquisa pelo fato de que a ludicidade é potencializadora da comunicação infantil, sendo um instrumento que ela possui para conviver com outras crianças, pois, brincando, ela aprende sobre o mundo que a cerca, integrando-se. Nesse sentido, torna-se imprescindível considerar a sala de aula como um espaço de manifestação do lúdico e, ainda, refletir a respeito de uma formação do professor dentro de uma proposta pedagógica permeada pela ludicidade, em que este profissional construa um ambiente educativo propício à criança compreender o pensamento e a linguagem do outro, como forma de comunicação e interação. O problema em questão é como esses jogos e brincadeiras podem potencializar o aprendizado infantil que é baseado na corporeidade? Trabalha-se por hipótese que as estratégias em questão, contribuem para a formação inicial do educando em várias disciplinas, melhorando o desempenho do aprendizado e melhores resultados na avaliação. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho consiste em pesquisa exploratória de caráter bibliográfico baseada nos termos scielo+jogos+brincadeiras+educação+infantil de modo a se construir percepções necessárias a elucidade o problema. Apontam-se por resultados, a ampliação do debate entorno do tema proposto.

Biografia do Autor

  • Nadi Lopes Figueiredo, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: nadilopesf@gmail.com

  • Neidemari Lopes da Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: neidemarilopesgtba@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos