O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14915Palavras-chave:
Educação Infantil. Ludicidade. Aprendizagem.Resumo
O Objetivo desta pesquisa é analisar o papel dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil como estratégia para o processo ensino-aprendizagem. Justifica-se esta pesquisa pelo fato de que a ludicidade é potencializadora da comunicação infantil, sendo um instrumento que ela possui para conviver com outras crianças, pois, brincando, ela aprende sobre o mundo que a cerca, integrando-se. Nesse sentido, torna-se imprescindível considerar a sala de aula como um espaço de manifestação do lúdico e, ainda, refletir a respeito de uma formação do professor dentro de uma proposta pedagógica permeada pela ludicidade, em que este profissional construa um ambiente educativo propício à criança compreender o pensamento e a linguagem do outro, como forma de comunicação e interação. O problema em questão é como esses jogos e brincadeiras podem potencializar o aprendizado infantil que é baseado na corporeidade? Trabalha-se por hipótese que as estratégias em questão, contribuem para a formação inicial do educando em várias disciplinas, melhorando o desempenho do aprendizado e melhores resultados na avaliação. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho consiste em pesquisa exploratória de caráter bibliográfico baseada nos termos scielo+jogos+brincadeiras+educação+infantil de modo a se construir percepções necessárias a elucidade o problema. Apontam-se por resultados, a ampliação do debate entorno do tema proposto.