ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14910Palavras-chave:
Educação. Ensino Fundamental. Inclusão. Autismo.Resumo
O presente estudo objetivou discorrer sobre as estratégias pedagógicas que melhor se adequam ao ensino aprendizagem do aluno autista no ensino fundamental I. Assim, para alcançar o objetivo geral, buscou-se pesquisar a perspectiva histórica e conceitual do tema, como também analisar, no sentido bibliográfico, a realidade da inclusão escolar do aluno TEA, bem como elencar as estratégias pedagógicas que melhor se adequam à inclusão desses alunos na perspectiva desses professores. O que justificou esta pesquisa foi o fato que, no decorrer do curso de Pedagogia, os cursistas tomam conhecimento do autismo de forma sucinta, e assim, os resultados aqui obtidos contribuirão para a construção e ou ampliação de conhecimentos, os quais podem impactar na qualidade do ensino ofertado ao aluno autista nas escolas regulares. Trabalhou-se como problema: quais são as estratégias pedagógicas que podem ser trabalhadas na inclusão do aluno autista? Para tanto, foi utilizada a metodologia exploratória de caráter bibliográfico reunindo resultados na forma de artigos científicos com os seguintes descritores: scielo+autismo+formação+continuada. As primeiras 30 ocorrências foram analisadas e reuniram-se 8 delas que embasaram essa construção. Espera-se, com esta pesquisa, ampliar o debate acadêmico em torno do tema do autismo em relação à formação continuada.