ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14910

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental. Inclusão. Autismo.

Resumo

O presente estudo objetivou discorrer sobre as estratégias pedagógicas que melhor se adequam ao ensino aprendizagem do aluno autista no ensino fundamental I. Assim, para alcançar o objetivo geral, buscou-se pesquisar a perspectiva histórica e conceitual do tema, como também analisar, no sentido bibliográfico, a realidade da inclusão escolar do aluno TEA, bem como elencar as estratégias pedagógicas que melhor se adequam à inclusão desses alunos na perspectiva desses professores. O que justificou esta pesquisa foi o fato que, no decorrer do curso de Pedagogia, os cursistas tomam conhecimento do autismo de forma sucinta, e assim, os resultados aqui obtidos contribuirão para a construção e ou ampliação de conhecimentos, os quais podem impactar na qualidade do ensino ofertado ao aluno autista nas escolas regulares. Trabalhou-se como problema: quais são as estratégias pedagógicas que podem ser trabalhadas na inclusão do aluno autista? Para tanto, foi utilizada a metodologia exploratória de caráter bibliográfico reunindo resultados na forma de artigos científicos com os seguintes descritores: scielo+autismo+formação+continuada. As primeiras 30 ocorrências foram analisadas e reuniram-se 8 delas que embasaram essa construção. Espera-se, com esta pesquisa, ampliar o debate acadêmico em torno do tema do autismo em relação à formação continuada.

Biografia do Autor

  • Giseane Roberta da Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: gesarosilva@gmail.com

  • Janaína Carlos Souza Rodrigues, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: nainabj18@gmail.com

  • Sara Cristina Tinoco Oliveira, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: saratinoco92@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos