ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANA PERCILIANA DO PRADO VARGAS NA CIDADE DE GOIATUBA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14901Palavras-chave:
Educação. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Dificuldades de aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem, no processo de alfabetização e letramento, enfrentados pelos professores de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Ana Perciliana do Prado Vargas, da cidade de Goiatuba. O tema originou-se a partir da observação da realidade educacional com alto índice de insucesso escolar, também cada vez mais crescente o número de queixas quanto às dificuldades de aprendizagem e o aumento de diagnósticos de problemas nesse sentido. Como problema central temos quais são as dificuldades que os professores enfrentam no processo de ensino-aprendizado, com relação à alfabetização e letramento na realidade das escolas municipais de Goiatuba? Apontam-se por hipótese características de disgrafia, disortografia, discalculia, dislexia, dislalia, gagueira, distúrbio psicomotor, TDAH e distúrbios emocionais. A metodologia é de caráter bibliográfico e levantamento, de abordagem quantitativa e qualitativa com a coleta de dados por meio de questionário objetivo e de participação voluntária de seis professoras dos anos iniciais na escola mencionada. De onde tem-se quantitativo de alunos com características de dificuldades de aprendizagem e vemos a necessidade e importância da intervenção do professor no processo ensino aprendizagem, principalmente nessa fase inicial da formação escolar, bem como a responsabilidade em identificar, orientar, encaminhar e adaptar ou reformular seus métodos de trabalho em busca do desenvolvimento do aluno, considerando todas as individualidades.