ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14900

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino-Aprendizagem. Letramento.

Resumo

Este artigo analisa a alfabetização e letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo pela importância que a alfabetização e o letramento têm para as séries iniciais. Questiona-se qual é a importância do docente neste processo, como sua boa prática pode trazer bons resultados em sala de aula? Aborda-se por hipótese que esses processos se diferenciam e como se relacionam, exaltando a sua extrema importância no Ensino Fundamental, tornando o processo de ensino-aprendizagem eficaz. Para referenciar esse estudo adotou-se o método de exploratório de revisão bibliográfica a partir da análisequalitativa das fontes obtidas por meio de pesquisa na plataforma Scielo pelos codificadores alfabetização+series+iniciais. Espera-se que essa pesquisa traga esclarecimento e clareza sobre essa temática, fazendo com que haja reflexão sobre esses processos e que se perceba a importância dos mesmos para o ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Bercholina Cristina da Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG/CEAR – e-mail: bercholinacristina@gmail.com

  • Tânia Maria Silva Nunes, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG/CEAR – e-mail: taniamsn74@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos