ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14896Palavras-chave:
Educação. Aprendizagem. Inclusão.Resumo
O objetivo desta pesquisa é discutir algumas estratégias de ensino-aprendizagem na educação inclusiva. A pesquisa se originou a partir da reflexão sobre a inclusão das crianças no âmbito escolar, onde se considera as necessidades de todos os alunos viabilizando a democratização do espaço durante o nosso estágio escolar nos anos iniciais. O problema central foi como enfrentar os desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência? Aponta-se como hipótese uma grande dificuldade na Educação Inclusiva em garantir o ensino de maneira acolhedora e igualitária. A metodologia é exploratória de caráter bibliográfico e análise qualitativa das fontes obtidas a partir dos descritores: Scielo+aprendizagem+inclusão, cujos artigos selecionados tiveram como critério os últimos 20 anos a considerar aqueles que mais poderiam orientar esta referenciação. O principal resultado desta pesquisa foram as informações obtidas, a construção de uma percepção mais ampla sobre o tema e o debate acadêmico.