ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14896

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem. Inclusão.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir algumas estratégias de ensino-aprendizagem na educação inclusiva. A pesquisa se originou a partir da reflexão sobre a inclusão das crianças no âmbito escolar, onde se considera as necessidades de todos os alunos viabilizando a democratização do espaço durante o nosso estágio escolar nos anos iniciais. O problema central foi como enfrentar os desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência? Aponta-se como hipótese uma grande dificuldade na Educação Inclusiva em garantir o ensino de maneira acolhedora e igualitária. A metodologia é exploratória de caráter bibliográfico e análise qualitativa das fontes obtidas a partir dos descritores: Scielo+aprendizagem+inclusão, cujos artigos selecionados tiveram como critério os últimos 20 anos a considerar aqueles que mais poderiam orientar esta referenciação. O principal resultado desta pesquisa foram as informações obtidas, a construção de uma percepção mais ampla sobre o tema e o debate acadêmico.

Biografia do Autor

  • Aline Andrade Alves, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: alineandradealves2000@gmail.com

  • Izabela Martins de Souza, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: izabellamartinssolsa@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos