A RELAÇÃO ENTRE TAREFA ESCOLAR E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14586Palavras-chave:
Tarefa escolar. Violência doméstica. Aprendizagem.Resumo
A pesquisa tem como objetivo discutir a relação entre a tarefa escolar e a violência doméstica, levando-se em consideração que o dever de casa faz parte da metodologia de ensino empregada pelo professor já há muito tempo, e que divide opiniões, mas que tem se contribuído com o processo de aprendizagem. A partir das leituras e levantamentos prévios, notou-se que existe uma certa relutância por parte das famílias ou responsáveis pela criança, que enxergam a atividade como pouco importante ou desnecessária. Contudo, a aplicação da tarefa escolar no processo de aprendizagem faz da parte da rotina escolar, mesmo que por diferentes objetivos, não havendo na maioria das vezes uma discussão sobre sua intencionalidade. Questiona-se quais as evidências bibliográficas da existência de uma relação entre tarefa escolar e violência doméstica. Aborda-se por hipótese que atividades escolares devem ter como eixos estruturantes as interações e desenvolvimento do indivíduo em situação de aprendizagem para assim oportunizar as aprendizagens essenciais à sua formação sem tomar muito tempo nem dele e nem da família. A Metodologia utilizada foi a pesquisa Exploratória de caráter bibliográfico com pesquisa de campo. A construção bibliográfica levou em consideração a busca de conteúdo a partir dos descritores: Scielo+tarefa+escolar+violência+doméstica. A seleção de fonte se deu pelo critério de data da publicação a partir de 2000 e por relevância e adequação à proposta de pesquisa. A pesquisa de campo foi aberta e disponibilizada em rede social por uma semana. Acredita-se que a pesquisa traz como resultado um limiar de discussões que precisam ser feitas no âmbito da relação apresentada.