LEITURA E IDENTIDADE NA INFÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO LIVRO DA MINHA JANELA, DE OTÁVIO JÚNIOR

Autores

  • Tiese Rodrigues Teixeira Jr UNIFESSPA
  • Ana Beatriz Silva Conceição

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura na construção da identidade da criança, especialmente, aqueles que vivem em contextos de desigualdade social. A partir do livro Da minha janela, de Otávio júnior, foi analisado como a literatura pode ser um espaço de escuta, valorização e representação das infâncias. A pesquisa foi feita com base em estudos teóricos de autores como Paulo Freire, Vigostki, Bell Hooks  Stuart Hall e Antonio Candido. Teve abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. 

Biografia do Autor

  • Tiese Rodrigues Teixeira Jr, UNIFESSPA

    Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, PROFSOCIO, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa. Doutor em Ciências do desenvolvimento socioambiental, interdisciplinar, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA/UFPa. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, interdisciplinar, (PDTSA) Unifesspa. Graduado em História, Pedagogia e Letras (tiesejr@gmail.com).

  • Ana Beatriz Silva Conceição

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil (ana.beatrizfraz@gmail.com).

Downloads

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Artigos